<br />
<b>Warning</b>:  Undefined variable $image_alt in <b>/opt/jornalfolhadosul.com.br/wordpress/wp-content/themes/izap-folhadosul/single.php</b> on line <b>122</b><br />

O mês de junho começa amanhã e, com a chegada dele, as festas desse período. Dá para incorporar alguns elementos das festas juninas na decoração dos ambientes e, assim, entrar no clima. As cores e texturas são perfeitas para tornar a casa mais alegre nesse período que antecede o inverno. 

 

Cantinho do café 

Canecas e xícaras em louças esmaltadas e coloridas são a cara das festas juninas. Vale também substituir as bandejas para organizar os itens por tecidos coloridos (o xadrez é uma ótima opção) e até mesmo por caixotes de madeira. Outra diquinha fofa é recorrer a elementos decorativos como flores, chapéus de palha, laços e até milho seco. Nessa ideia, um espantalho adorna o cantinho em um cestinho. 

Mesa especial 

Na hora do café, do chá, do almoço ou jantar, vale preparar uma mesa temática: e não é preciso nada mirabolante. Vale recorrer a tecidos coloridos e até às tradicionais bandeirinhas, que também pode ser feitas de papel. A louça pode ser temática, como aqui, ou estampada e até mesmo branca, que combina com tudo. 

 

Vale se divertir com as texturas nos detalhes: aqui, por exemplo, o bule é colocado em cima de um descanso de panela feito em sisal (basta comprar por metro em algum armarinho, enrolar e ir colando com cola quente). Tocos madeira – facilmente encontrados em lojas de decoração – também são boas opções para servir o bolo ou outras delícias. Tábuas de madeira também tornam a mesa mais interessante na hora de servir.  

Arranjos 

Uma boa ideia para o dia a dia são os arranjos, que podem ir à mesa ou em um aparador. Nessa ideia, a base é um chapéu de palha, onde foram colocadas várias flores coloridas. Num palito, um coração adornados de pipocas e finalizado com um mini chapéu de palha e um belo laço. 

 

Outra boa opção – e bem barata – é reaproveitar garrafas de vidro. Para um arranjo temático, vale encher uma garrafa de pipocas e colocar nela várias flores coloridas – o girassol é uma das opções que mais funciona para essa temática. Um belo espantalho de tecido sobre um chapéu de palha em meio a flores também fica bem divertido. 

 

Muitas cores 

Para quem quer entrar no clima, mas não curte encher a casa de bandeiras ou outros itens que remetem diretamente às festas juninas, vale apostar em um mix de almofadas coloridas e estampadas na sala. Mas, para quem não abre mão desses elementos, a dica é mesmo usar a criatividade e abusar dos elementos. 

 

Fogueira 

Festa junina tem que ter fogueira: então vale recorrer a esse elemento na decoração da casa, mas, é claro, é melhor optar por uma fake. Há vários tutoriais para fazer uma fogueira divertida: uma ideia é usar tocos de madeira como base e papéis coloridos como chamas (tons de amarelo, laranja e vermelho podem formar um belo degradê). Há também quem opte por desenhar as chamas em EVA, recortá-las e montar a fogueira (até os tocos podem ser feitos com uma folha de EVA marrom enroladinha). 

 

Guloseimas 

Que tal aproveitar a época e o friozinho para espalhar pela casa algumas guloseimas que têm tudo a ver com as festas?! Uma dica é encher canequinhas com balas de doce de leite (aquelas quadradinhas bem clássicas) e deixá-las próximo a um arranjo. Também dá para montar pacotinhos de pipoca ou carrapinha, que também irão adornar o ambiente e dar aquela carinha de festa para a casa. Docinhos embalados em tecidos com fitas também são boas pedidas para recepcionar as visitas em meio a esse clima típico de junho.