BAGÉ WEATHER
Ricardo Peró Job

Luzes & Sombras

Lixo
A Prefeitura do Rio de Janeiro recolheu mais de toneladas 320 de lixo nas praias cariocas após o réveillon. A marca foi 50% menor do que a média dos últimos anos, devido à chuva e a pandemia. Mesmo assim, demonstra a falta de educação e selvageria da população. No litoral gaúcho não foi diferente, assim como na orla do Guaíba, em Porto Alegre e várias praias catarinenses. O tragicômico nos fatos é que, diferentemente das gerações passadas, a população, desde a mais tenra idade foi conscientizada dos males da poluição e de jogar lixo nas ruas. Hoje qualquer criança brasileira, se indagada, faz um discurso tipo Greta Thumberg sobre os males da poluição. Pelo jeito, ficam só no "papo".

Tragédia anunciada
Leio no Globo que 42% dos presos do Rio de Janeiro que tiveram direito a "saidinha de fim de ano" não voltaram a se apresentar ao sistema prisional, alguns deles, de alta periculosidade. Agora resta esperar para saber o número de pessoas que serão vítimas destes marginais soltos, assim como quantos policiais perderão a vida para trazê-los de volta à prisão.

Venceu o bom senso
Os blocos de carnaval não vão desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro e de Salvador neste ano. No Rio, a decisão foi tomada após uma reunião promovida entre o prefeito, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz e os representantes dos principais blocos da cidade. Já em Salvador, Bahia, o cancelamento foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis. Em São Paulo, até agora, o carnaval de rua está mantido.

Arautos do atraso

O PT não tem jeito. Esta semana a "presidenta" da sigla, Gleisi Hoffmann, a "Amante" - segundo as planilhas da Oderbrecht - festejou nas redes sociais a revogação da reforma trabalhista na Espanha e a reestatização de empresas de energia na Argentina. Os eventos também foram festejados pelo dublê de ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio da Silva, o "Lula". Gleisi termina sua postagem nas redes sociais com a seguinte frase: "já temos o caminho". Como se não bastasse, "Lula" elegeu como seu mago das finanças para um desejado novo mandato de presidente, Guido Mantega, o "Pós-Itália" - segundo as planilhas da mesma empresa - responsável pela política econômica que levou o Brasil à maior recessão de sua história. De fato, ao que parece o PT não desiste do caminho do atraso.

Os semideuses

Este não deu prazo de 48 horas, mas carregou nas ameaças. O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, declarou que a vacinação de crianças contra a covid-19 é obrigatória e que os pais que deixarem de imunizar os filhos podem ser multados, processados e até perder a guarda dos filhos. Como diz um "bacudo" amigo meu, "mazá galo véio!".

Vândalos
Mais uma vez a Prefeitura do Rio teve de gastar revitalizando a estátua de Carlos Drummond de Andrade, situada na Praia de Copacabana. A bela escultura do grande poeta mineiro, morador do Rio em grande parte de sua vida vem sendo vandalizada constantemente. Desta vez, os selvagens arrancaram os óculos do poeta.

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial.

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br