Um casal do município de Morretes, no Paraná, percorreu cerca de 1,6 mil quilômetros para participar da 18ª edição da Agrovino, realizada em Bagé. Após 17 horas de viagem, os proprietários da Cabanha e Criadeiro Guerreiros dos Campos chegaram ao evento levando um carneiro da raça Crioula para avaliação dos jurados.
A feira reúne 12 raças ovinas e variedades naturalmente coloridas, com julgamentos que ficaram concentrados entre quinta e sexta-feira, 15 e 16. Os Texel Naturalmente Coloridos ficaram para avaliação neste sábado, 17, no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães, onde ocorre a mostra, com entrada gratuita ao público.
O criador Paulo Alberto Campos afirmou que mantém uma ligação especial com Bagé, cidade onde estreou em pistas de julgamento e que visita pelo terceiro ano consecutivo ao lado da esposa Andreia. Dedicados à criação de ovinos Crioulos, eles destacam o acolhimento recebido no município como principal motivação para retornar à feira.
Além da Agrovino, o casal já participou de eventos como a Fenovinos, em Vacaria, e a Expointer, em Esteio. Para preservar o bem-estar do animal durante a longa viagem, optaram por viajar à noite, com Andreia assumindo a direção. Ao todo, 20 ovinos da raça Crioula foram inscritos nesta edição da feira.
O evento também recebeu criadores internacionais. O jurado uruguaio Mariano Rodrigues explicou os critérios utilizados na avaliação de raças carniceiras, enquanto o presidente da Sociedade de Criadores de Corriedale do Uruguai, Ignacio Tedesco, destacou os investimentos em melhoramento genético no país vizinho. A Agrovino é promovida pela Associação Bageense de Criadores de Ovinos em parceria com entidades locais e estaduais.