Câmara aprova aumento do salário dos Secretários e do Diretor-Geral do Daeb

Passando da meia noite de sexta-feira, dia 15, os vereadores votaram o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que altera os subsídios dos Secretários Municipais e Diretor-Geral do Daeb. O assunto foi tema de debate na tribuna, com vereadores alegando que a Prefeitura estaria deixando de aumentar o subsídio dos funcionários por falta de dinheiro enquanto aumenta o dos secretários. 

Em detalhes 

O projeto de lei nº 105/2025 equipara o salário dos Secretários Municipais e do Diretor-Geral do Daeb ao dos vereadores, ou seja, fica fixado em R$ 11.400. De acordo com a justificativa do projeto, a medida visa corrigir a disparidade existente entre as remunerações de agentes políticos que exercem funções de responsabilidade administrativa, estratégica e técnica, com dedicação integral e regime de confiança. 

“A presente proposição busca garantir maior equilíbrio institucional, valorização dos gestores públicos e coerência na política de subsídios do Município”, diz o texto. 

Na tribuna 

A vereadora Andrea Gallina (PP) defendeu o aumento salarial dos secretários. “Quem é dos senhores que querem largar suas profissões para se dedicar a uma secretaria, colocar o seu patrimônio em jogo para receber um salário de R$ 8 mil menos 27,5% de desconto de Imposto de Renda?”, questionou. 

A vereadora Beatriz Souza (PSB) também defendeu o aumento e disse que os vereadores, antes de falar do aumento de subsídio, falassem sobre o gasto em diárias de seus gabinetes. 

Já o vereador Rodrigo Ferraz (PL) foi contra. Ele diz que esse é o segundo aumento do salário dos secretários municipais, apesar de falar que não é contra que sejam bem remunerados “mas não numa Prefeitura onde várias categorias aguardam a tão esperada e prometida por vocês durante a campanha valorização salarial”. Ele também criticou a postura da Prefeitura em afirmar que não há dinheiro para aumentar o subsídio dos funcionários. 

Veja como votou cada vereador: 

Ana Paula da Silva Moreira (PT): a favor 

Andrea Vanice Rodrigues Gallina (PP): não votou 

Carlos Adriano Silveira Carneiro (PSD): contra 

Faustina Cabral Campos (União): a favor 

Graziane Lara Martins (PL): contra 

João Batista Schardosim Júnior (PP): contra 

José Luis Alves Oliveira (Republicanos): a favor 

Lélio Nunes Lopes Filho (PT): a favor 

Leopoldo Passos Konzen (PT): a favor 

Lucas Borba de Mello (PT): a favor 

Maria Beatriz Silveira de Souza (PSB): a favor 

Maria Regina Cáceres Goulart Garrastazú Xavier (PL): contra 

Maurício Lacerda Vargas (PDT): a favor 

Patrique Silveira da Rosa (PT): a favor 

Rafael da Silva Rodrigues (PP): a favor 

Rodrigo Halfen Ferraz (PL): contra 

Ronaldo Hobuss Hoesel (PL): contra