O clima de Carnaval já começa a tomar conta de Bagé, e a população já pode anotar na agenda o dia 24 de janeiro, quando acontece o concurso da Rainha do Carnaval e do Rei Momo 2026. Isso durante o Baile das Marchinhas, no Centro Histórico da Vila de Santa Thereza.
A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Liga Bageense das Escolas de Samba (Libes). O concurso prevê a escolha de Rainhas, Princesas e do Rei Momo em diferentes categorias, contemplando Mirim, Infantil, Adulta, Maturidade e Diversidade. Para o reinado de Momo, haverá as categorias Infantil e Adulto.
A iniciativa, conforme divulgou o município, busca valorizar as diferentes gerações e expressões culturais do Carnaval, reforçando o caráter inclusivo, comunitário e tradicional da festa, além de estimular a participação da população. Para viabilizar o concurso, a Secult adaptou o regulamento proposto pela Libes, incluindo duas categorias específicas para o Rei Momo.
As inscrições estão abertas até o dia 22 de janeiro e devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Cultura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Palacete Pedro Osório, localizado na avenida Tupy Silveira, 1436. O regulamento está disponível nas redes sociais da Secult (@bage.secult) e também pode ser consultado na sede da secretaria.
De acordo com o secretário de Cultura, Zeca Brito, o Carnaval de Bagé tem como objetivo atender a população e as entidades carnavalescas de forma igualitária, resgatando tradições, recuperando iniciativas históricas e reforçando a importância dos festejos para a identidade cultural do município.