O valor das coisas
Em 2011, Steve Jobs – criador do Iphone e do sistema operacional IOS – morria aos 56 anos, de câncer no pâncreas, deixando uma fortuna estimada em sete bilhões de dólares. Ao ler o texto contendo suas últimas palavras, considerei apropriado transcrevê-lo pela consistência de sua verdade… “Neste momento, deitado na cama, doente e lembrando minha vida, percebo que todo o reconhecimento e riqueza não fazem sentido diante da morte iminente. Tenho dinheiro para contratar o melhor na tarefa que for, mas não é possível contratar alguém para curar minha doença. O dinheiro pode obter todos os tipos de coisas materiais, mas se há algo que ele não tem poder para comprar, este algo é a vida. Com a doença percebi que um relógio de $300 e um de $3 mil mostram a mesma hora. Que um carro de $15 mil ou um de $15 milhões podem nos levar ao mesmo lugar, ou mesmo que em uma casa de 300 ou 3 mil metros quadrados, a solidão é a mesma (…). Não eduque seus filhos para que eles sejam ricos. Eduque para que sejam felizes e, então, quando adultos, saberão o valor das coisas, não o preço”.
Odontologia do sono…
…É a área da Odontologia que propõe o diagnóstico de tratamento de distúrbios respiratórios e de movimento (bruxismo) que são, reconhecidamente, fatores de risco para doenças cardiovasculares, acidentes de trabalho, automobilísticos, cognitivos e afetivos. Pois bem, especialista nesta área, a dentista pelotense Débora Castagno desembarca na Singular Saúde trazendo conhecimento e tecnologia para buscar soluções junto aos pacientes bageenses. O primeiro passo, segundo ela, é realizar o exame de polissonografia. “Esse é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono. Na Singular, propomos a realização da polissonografia tipo 3, em busca de diagnósticos direcionados à apneia obstrutiva do sono e distúrbios respiratórios”, explica. A agenda para avaliação está aberta. Marcações podem ser efetivadas pelos telefones (53) 3312 3140 ou (53) 9 9713 7417.
Duplo parabéns
Devagarito e graças às vacinas, as coisas parecem voltar ao lugar após esse tsunami chamado covid-19 – ao que podemos incluir a vida social. Lentamente, os convites retornam ao mural da coluna para eventos mais reservados que precisam respeitar os códigos sanitários vigentes. Entre tais convites, um em especial: à comemoração dos 40 anos da dupla Fernando Borba e Fabrício Pacheco. Fernando desce de São Paulo; Fabrício de Porto Alegre, para reunir os amigos no Cantegril, em 22 de julho, com start na happy hour. Decolagem paralela autorizada.
Alerta de spoiler
Na manhã de sábado, recebi a diretora de Desenvolvimento Econômico e coordenadora de Projetos Especiais da prefeitura, Tatiana Salim, para entrevista no MP/apê. Com transmissão pela IG TV, o papo deu o que falar… Em pauta, o colossal projeto da Ciclovia Internacional do Pampa, caminho que ligará Bagé a Aceguá passando pelos cenários mais encantadores – como a região do Espantoso – que constituem o nosso Bioma. Não percam a coluna de amanhã onde a ciclovia ganha status de manchete.