BAGÉ WEATHER
Saúde

Mais de 400 venceram a covid-19 dentro da Santa Casa

Foto: Arquivo FS
Quase 190 já deixaram a UTI

Mais de 400 pacientes deixaram a Santa Casa de Caridade de Bagé vitoriosos, após luta contra a covid-19, desde março de 2020. Desse montante, 189 conseguiram vencer a doença após internação na UTI (133 eram pacientes de Bagé). Os dados são referentes há duas semanas, conforme esclareceu o chefe da UTI, o médico Ricardo Necchi. Ele explicou que a contagem é atualizada mensalmente. Assim, atualmente esses números já são maiores. Conforme o profissional, a taxa de mortalidade da UTI é de 57%, um percentual que é considerado alto. "É muito alto. É uma doença terrível, que, às vezes, evolui muito mal", disse.

Sobre a atual situação da pandemia em Bagé, ele, que recentemente assumiu como secretário adjunto de Saúde, garantiu que a quantidade de internações não diminuiu, porém a gravidade da doença parece que sim. O médico exemplificou que, um mês atrás, praticamente todos os pacientes da UTI estavam intubados. Nos últimos dias, de 16 internados na UTI, nove estavam em ventilação mecânica. A taxa média de pacientes intubados, agora, é 60%, mas ele lembrou que, há muito pouco tempo, beirava aos 100%.

No feriadão, a prefeitura compartilhou imagens de pacientes que deixaram a Unidade de Pronto Atendimento com placas que comemoravam a vitória de cada um deles após dias de muita luta, o que emocionou muitos internautas. A Santa Casa também compartilhou, em suas redes sociais, fotografias de pacientes que deixaram a casa hospitalar com um sorriso no rosto, ainda que por baixo das máscaras de proteção. Questionado sobre o sentimento diante de cada alta, o médico comentou que são momentos de muita emoção. "Nem te conto", disse ele. E completou: "É um grande momento. É a nossa recompensa".

Nenhum paciente da UTI completou a imunização

Na manhã dessa terça-feira, Bagé passou a contabilizar 143 mortes decorrentes de complicações da covid-19. Muitos leitores, nas notícias sobre a morte de idosos, perguntam se essas pessoas foram vacinadas e se, sim, por que morreram em decorrência da doença? Sobre isso, o médico enfatizou que não tem conhecimento de nenhum caso de internação na UTI de paciente que tenha sido imunizado.

Há, sim, casos de pacientes que tenham tomado apenas a primeira dose da vacina, e até a segunda, mas que foram contaminados antes dos 20 dias necessários para que o processo de imunização seja concluído. Por isso, a orientação, mesmo após a vacinação, é de que os cuidados sejam mantidos: é necessária a utilização de máscaras de proteção, a higienização das mãos e a manutenção do distanciamento. Por fim, Necchi asseverou que a vacina é a única forma de vencer esse vírus.

Hospitalizações

O Estado, na tarde dessa terça-feira, contabilizava 6 258 pacientes internados em hospitais com confirmação ou suspeita de covid-19. Destes, 2 430 estavam em UTIs adultas. Apenas 31 em UTIs pediátricas.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Santa Casa de Caridade de Bagé, até as 8h58min dessa terça-feira, tinha 15 pacientes internados na UTI covid e 36 em leitos clínicos, um total de 51 hospitalizados.


Imagens

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br