BAGÉ WEATHER
Curiosidade

Curso on-line ensina como criar abelhas em casa

Foto: Reprodução/FS
Brasil tem 300 espécies nativas

Já pensou em criar abelhas sem ferrão no pátio? Isso está cada vez mais comum entre os brasileiros, é o que afirma a Embrapa, que anunciou o curso de criação de abelhas sem ferrão, com foco para quem mora nas cidades. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas.

O curso Meliponicultura Urbana é direcionado para quem quer criar abelhas na cidade. "Essa ideia surgiu da grande predominância de pessoas residentes em áreas urbanas entre os inscritos nos módulos anteriores. Percebemos que mais de 80% moravam em cidade", conta o criador e instrutor do curso, Cristiano Menezes, biólogo e pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e membro do comitê científico da A.B.E.L.H.A..

Entre os tópicos abordados, os participantes irão conhecer a diversidade de abelhas sem ferrão e sua relação com as cidades, aprender como iniciar a criação, como é a biologia e o manejo dessas abelhas em ambiente urbano. Também será estimulado o plantio de mudas que favorecem as abelhas.

Menezes acredita que esse interesse aumentou em função da pandemia, provavelmente pelo fato das pessoas ficarem em casa, e a criação de abelhas sem ferrão se destacou nesse novo cenário.

"Ao longo do ano passado, mostramos a importância das abelhas sem ferrão para as nossas vidas, inclusive com dicas para criá-las em casa. Porém, recebemos muitas dúvidas de pessoas da cidade que ainda precisavam de informações para tomar a decisão de iniciar a criação. Por exemplo, onde conseguir as colmeias, como instalar, como cuidar e algumas outras dicas que não foram contempladas nos cursos anteriores", destaca o pesquisador.

O pesquisador recomenda que quem tiver interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre essas abelhas não deixe de assistir ao primeiro curso, onde a biologia e manejo delas são discutidos de forma mais detalhada.

Esta edição está dividida em oito módulos, com palestras curtas e bem objetivas. Tudo on-line. As inscrições são permanentes e gratuitas e, após a efetivação, o participante tem sete dias para realizar o curso. As inscrições devem ser feitas no site do curso: https://ava.sede.embrapa.br/login/index.php.

Os módulos

Módulo 1: Diversidade de abelhas sem ferrão e sua relação com as cidades

Módulo 2: Como escolher as espécies certas para criar em ambiente urbano?

Módulo 3: Como obter as colônias e os materiais necessários para iniciar a criação?

Módulo 4: Onde devo colocá-las e quais cuidados preciso ter para garantir sua sobrevivência?

Módulo 5: É possível produzir mel e multiplicar as colônias em ambiente urbano?

Módulo 6: O que devo plantar para ajudar as abelhas das cidades?

Módulo 7: Quais as licenças necessárias e como obtê-las?

Módulo 8: Dicas importantes, curiosidades, problemas frequentes e aspectos polêmicos

Sobre a A.B.E.L.H.A.

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores.

Imagens

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (53) 3242-1020 | R Ismael Soares 263 -
Centro | CEP: 96400-390 | BAGÉ | RS | BRASIL

jornalfolhadosul@jornalfolhadosul.com.br